Siglas e termos da fotografia

 

IMG_9072(Primeira foto do blog com a 50mm 1.8 ♥ Volto pra falar dela depois!)

Olá, pessoal! :)

A fotografia, assim como várias outras artes, tem várias peculiaridades. Inclusive a forma de falar! Ela tem uma linguagem parecida com o “internetês”: cheia de abreviações e palavras com as iniciais de uma frase, por exemplo. Quem tem costume de mexer no flickr sabe bem do que estou falando, já que os gringos são mestres nisso!
Inclusive, quando entrei no flickr eu tinha dificuldade com isso e ficava no google pesquisando os significados. Cá estou eu para ajudar alguém que talvez não saiba!
A maior parte dessas siglas são em inglês.

1/número: É a velocidade que a foto foi tirada e está diretamente ligado com o tempo que o obturador ficou aberto. Esse número é sempre dado em segundos.
Velocidades baixas: tendência de fotos claras e pouco nítidas (se não for usado um tripé + controle remoto)
Velocidades altas: tendência de fotos mais escuras e nítidas.

B/W: Black and White”, ou “Preto e Branco”!

Bokeh: É uma técnica de fotografia onde há o desfoque com pontos luminosos – luz entre folhas das árvores, pisca pisca, etc.

Bulb: É uma modo de disparo de longa exposição da câmera. O obturador permanece aberto enquanto o botão de disparo estiver apertado.

Compo/composition: Se refere à composição da foto. Os lugares onde o fotógrafo encaixou cada coisa na fotografia ou os elementos que ele usou de forma proposital.

HDR: “High Dynamic Range, ou seja, “Alto Alcance Dinâmico”. É uma técnica fotográfica usada para balancear fotos com grande contraste  ou sub/superexpostas quando algo é colocado em evidência.

DSLR: “Digital Single-Lens Reflex Câmeras”, ou “Câmera reflex mono-objetiva digital” refere-se à câmera digital.

DOF: “Depth of field”, do inglês, “Profundidade de campo”. É uma foto com grande desfoque – o “fundo” borrado, enquanto o primeiro plano está em evidência (ou o contrário).

f. – número: Esse f minúsculo seguido de dois números (f/1.8, f/1.4, f/4.0…) significa o tamanho da abertura do diafragma. Quando menor o número, maior essa abertura é. Quanto maior a abertura, mais luz a lente consegue absorver e mais desfocada são as fotos!

Flare: Também chamado de “aberração cromática”, é quando a foto tem alguma “mancha” causada pelo sol ou por alguma outra luz no ambiente.

HDR: “High Dynamic Range, ou seja, “Alto Alcance Dinâmico”. É uma técnica fotográfica usada para balancear fotos com grande contraste  ou sub/superexpostas quando algo é colocado em evidência.

High Key / Low Key: É uma técnica de fotografia onde ou a foto é muito clara (high key), ou muito escura (low key). Mas é diferente da super/subexposição pois é intencional: o foco fica em um ponto enquanto todo o resto é composto de forma que o resto da foto fique muito clara ou muito escura.

Macro/Close: Diz respeito a uma foto de algo que está muito perto. Por exemplo: flores e insetos. Macro é um tipo de lente capaz de focar em objetos/coisas muito pequenas.

POV: “Point of view“, que significa “Ponto de vista”. As fotos podem ser tiradas de vários lugares: de frente (mais comum), de lado, de cima, de baixo… Quando alguém elogia o “pov” de uma foto, quer dizer que essa pessoa gostou do ponto de vista de onde a foto foi tirada, que é algo muito ligado com a perspectiva e o olhar do fotógrafo!

Raw:
 Do inglês, “cru”. Um tipo de resolução para fotos. Assim como JPEG, JPG, GIF (…) entre outras.
Essa resolução é “a melhor” porque ela consegue captar todos os detalhes da foto e absorver mais informações – por isso o nome. As outras extensões (em especial o JPEG) compactam a foto assim que ela vai para o cartão de memória e ela perde um pouco de qualidade.  Uma foto em RAW também é mais fácil de editar e, no processo de edição, ela perde pouca qualidade se comparada à uma foto JPEG.
É equivalente ao negativo, na câmera analógica.

SOOC“Straight Out Of Camera”, algo como “Direto da Câmera”. É uma foto sem edição – exatamente como ela veio da câmera!

Tones: Do inglês, “tons”. Refere-se às cores da foto ou à edição.

E é isso, pessoal!
Escolhi os termos mais usados (principalmente no flickr), mas se você tiver dúvida com algum e quiser perguntar, vou adorar responder! :)

Até mais e obrigada por tudo!

{♥}

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Siglas e termos da fotografia

  1. Professora Anna Júlia, meus parabéns pela aula prática de fotografia. Eu também gosto muito de fotografar, mas tenho muito pouco tempo para escolher um equipamento melhor (semi-profissional) e não ser enganado. Quando a gente vai comprar, os vendedores não tem a menor noção do que estão vendendo e tudo é ótimo para eles e o problema não é ser bom ou ruim e sim…ADEQUADO. Tudo depende do que eu quero fazer com o equipamento. Não vou escrever uma postagem aqui para mostrar a minha felicidade ao ver sua competência nas fotografias, mas quando eu for comprar uma nova máquina, com certeza vou consultá-la, professora!
    Estou tirando uma cópia desse post para guardá-la nos meus “alfarrábios” técnicos e usá-los quando necessários. Você conseguiu explicar tudo e com o mérito de descomplicar os efeitos de obturador e outras coisinhas mais. Nossa! Adorei essa postagem.
    Um beijo!
    Manô

Olá! Comente e volte sempre! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s