Quais são os tipos de câmera?

IMG_8421

Olá, pessoal!
Hoje em dia existem vários tipos de câmeras diferentes e eu vim falar um pouquinho mais sobre elas.
Basicamente, existem as câmeras analógicas, as digitais, e as outras. São elas:

Câmeras analógicas

São as mais antigas e as primeiras a serem comercializadas. São as câmeras que usam rolos de filme.
A câmera analógica faz um processo físico e químico para bater e revelar a foto. Numa superfície sensível a luz, gravam-se os fótons (daí o nome foto-grafia). Para revelar, usa-se produtos que são responsáveis por reações químicas que vão “fixar” os contrastes no filme. A partir daí surge o negativo. A partir do negativo, podemos revelar e copiar as fotos.
Aliás, a revelação de fotos analógicas também passa por um processo químico. Antigamente, quem fazia isso eram os Laboratoristas.

Exemplos de câmeras analógicas: Diana mini, Holga 120N, Lomo LC-A, Canon AE1, Leica M9, a Zenit 122, a Yashica Electro 35, polaroids, la sardinia.
Exemplo de fotógrafos que usam câmeras analógicas: Maru e Jane.

l (2)

♥ Câmeras digitais

São as câmeras que gravam imagens de forma eletrônica e não mais através de processos químicos (como era antigamente com as analógicas). São as câmeras mais vendidas hoje!
Não há um consenso geral sobre os tipos de câmeras digitais, mas geralmente há três divisões: câmeras compactas, câmeras semi profissionais e câmeras profissionais.

1. Câmeras compactas:
São câmeras pequenas (daí o nome), leves, acessíveis e que tem a lente não removível.
Temos as ultracompactas, que tem a lente interna, não possuem zoom óptico e não possuem ajustes manuais – ou seja, a câmera define tudo por você.
Depois, há as compactas, que já têm a lente externa (mas fixa), zoom óptico e algumas têm a opção manual.
Por último, as compactas avançadas (ou super zoom), que se diferem porque o zoom já tem um alcance maior e há mais liberdade em fotografar manualmente.

Exemplos de câmeras compactas: sony cyber-shot, canon power shot, nikon coolpix.

2. Câmeras intermediárias:
São câmeras mais pesadas, mais caras, e com maior controle manual. Permitem maior qualidade de imagem, são mais rápidas e têm a lente removível. O sensor é bem maior do que o de uma câmera compacta, há a opção de fotografar em RAW e as fotos têm menos ruído e mais cor.
Há as câmeras de entrada, que são chamadas assim por serem as câmeras mais acessíveis e as que iniciam quem quer entrar no mundo da fotografia.
Depois, temos as câmeras semiprofissionais, que são diferentes das câmeras de entrada porque tem o sensor maior, são mais resistentes, têm valores de iso bem maiores também, bateria mais duradoura… Entre outros.

Exemplos de câmeras de entrada: Canon EOS Rebel T3 (a minha!), Nikon D3100.
Exemplos de câmeras semiprofissionais: Nikon D7000, Canon 60D.

3. Câmeras profissionais:
Câmeras pesadas, caras, resistentes, com o maior sensor disponível hoje (full frame) e com ótima qualidade de imagem.
Possuem valores de iso muito elevados (e fotos com quase nenhum ruído), bateria com duração muito maior e total controle manual da imagem.

Exemplos de câmeras profissionais: Canon EOS 5D Mark III, Canon EOS 1D – X, Nikon D4S, Nikon D4.

IMG_7126

♥ Outros tipos de câmeras:

Depois de todos esses, ainda existem vários tipos de câmeras!
Há as câmeras de celular, as câmeras instantâneas, as câmeras descartáveis… Uma para cada situação, cada momento, cada tipo de foto!

E é isso, pessoal.
Espero que tenham entendido e eu possa ter ajudado um pouco! :)

Mas lembrando, novamente: o que faz a foto é o fotógrafo. A câmera é meramente um equipamento, por isso não se prendam tanto a isso e apenas procurem melhorar sempre!

Até mais e obrigada por tudo, sempre!

Anúncios

6 comentários sobre “Quais são os tipos de câmera?

  1. Anna Júlia, excelente postagem. Eu adoro fotografia mas sempre fico perdido no equipamento porque já aconteceu de eu adquirir um profissional e não conseguir nada porque me faltava conhecimento técnico e você está ensinando “o caminho das pedras” para a gente.
    Anna Júlia, sabia que você tem uma cabecinha muito boa? Inteligente pra caramba!
    Um beijo,
    Manoel

  2. O bacana eh que cada camera tem suas caracteristicas, vantagens e desvantagens… Um dos fotografos da National Geographic (agora nao lembro o nome dele) lancou um livro so com fotos tiradas do celular. As fotos eram lindissimas. Ele fez com o celular o que muita gente nao faz com uma (semi)profissional. Ja procurei uma vez essas fotos no google mas nao encontrei. So as vi no livro que minha amiga tem mesmo. Uma pena pois queria que mais gente visse.

    Ah, tem uns lojistas super safados que vendem aquelas super zoom como sendo semi-profissionais. Uns amigos meus ja cairam no truque.

    Enfim, otimo post. Beijos

  3. Muito bom o post ;) Eu com uma Canon EOS 5D Mark III, não preciso de câmera nenhuma além dessa hahaha
    A minha vontade é comprar uma câmera de lente não fixa, mas bom, é um plano futuro, já que nem explorei o suficiente a minha simples câmera bridge. Bom, comprar uma outra câmera é um projeto futuro que não vai rolar agora, mas quem sabe, daqui há um ou dois anos :)
    Eu acho que a essência do fotógrafo passa de câmera pra câmera, e olhando suas fotos do Insta, a sua essência é tão doce, tão delicada… Gosto de quem fotografa assim :)

    Beijooos!

Olá! Comente e volte sempre! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s