Como tirar fotos melhores?

IMG_6686Olá, pessoal!
Várias pessoas elogiam minhas fotos (o que me deixa imensamente feliz!) e perguntam qual câmera eu uso, como tirei tal foto… Mas a verdade é que é simples. A foto é a combinação de luz + contraste através do olhar de uma pessoa. Aprender a olhar as coisas ao seu redor de uma forma diferente já é um grande passo!
Mas, falando em termos mais práticos, montei uma lista com alguns itens que considero essenciais numa boa foto:

1. Inspiração
A inspiração vem de vários lugares: do céu, de pessoas, de coisas, de outras fotos ou talvez ela venha simplesmente de dentro de você. Estar inspirado com uma câmera na mão nos faz ver as coisas de um jeito mais bonito e de uma forma diferente.
Crie metas também: “hoje vou tentar tirar uma foto assim”, “hoje vou tirar uma foto parecida com aquela”.

2. Cenário
Muito importante! Tirar uma foto é como desenhar uma pintura. Se o seu foco é algo pequeno na frente da câmera, pense também em tudo o que está atrás e que também vai aparecer na foto (bagunças,  cama desarrumada, parede feia, pessoas indesejadas…).

3. Composição da foto
Quase todas as câmeras (seja uma compacta, semi ou profissional) vêm com o sensor de foco no centro da câmera. Então, quanto mais no centro o objeto/pessoa que você fotografar estiver, maior o foco e maior a “clareza” da imagem. Fotos tortas, com muito “espaço” sobrando de um dos lados passam uma impressão de desorganização (e sim, isso é psicológico).
Ou seja: ao tirar uma foto, tente centralizá-la de forma equilibrada a partir do centro da câmera (ou do visor).

Isso, na fotografia, faz parte de algo chamado de Regra dos três terços.
Claro que é uma regra que se pode quebrar, mas deve ser quebrada conscientemente! Mas explicarei isso aqui depois. :)

IMG_5161 Nessa foto, por exemplo, o meu foco era esse potinho de vidro mas coloquei no fundo vários pisca-piscas: e daí surgiu essa foto. Ou seja, o fundo e a composição são importantes!  Ah, aqui eu quebrei a regra dos três terços porque a foto está “pendendo” para a direita, mas foi proposital. :)

4. Foco
Existem fotos que são desfocadas propositalmente (como, por exemplo, de luzes – elas ficam maiores e mais vivas), mas o máximo de foco numa foto é essencial. Quando eu falo foco, não significa que todas as partes da foto (o objeto, o fundo e os cantos) precisam estar nítidos, mas pelo menos um deles deve estar.
E isso entra na “composição da foto” aí em cima: quando mais no centro, mais facilidade sua câmera vai ter de focar direitinho! 

5. Iluminação!
Talvez essa seja a dica mais importante. A origem da palavra fotografia, do grego, significa “desenhar com luz e contraste”. E é a mais pura verdade! Lembra das aulas de física e ótica do colégio? Sua câmera enxerga a foto como um conjunto de luzes e cores, que são capturados através de dois espelhos dentro dela e armazenados no cartão de memória.
Ou seja: quanto mais luz, melhor. Fotografar a noite, por exemplo, faz com que sua câmera capture menos luz e deixe as fotos escuras, menos nítidas e com menos qualidade (ruídos).
Aproveite o dia para fotografar! A melhor hora é pouco antes do pôr do sol, onde a luz natural fica meio amarelada e deixa a foto com tons lindos ♥
Mas vale pela manhã, início da tarde… Luz natural é sempre a melhor opção!

6. Paciência, prática e conhecimento
Tirar mil fotos para uma “prestar”: sim.
As vezes a foto perfeita não sai na primeira tentativa (na verdade, quase sempre não sai de primeira) mas não desistir é essencial. Tente novas posições, aproxime-se, afaste-se, coloque o objeto no centro e tente novas combinações se nas primeiras vezes não funcionar. Prática é essencial!

Por último, é muito importante conhecer sua câmera e saber até onde ela vai. Não falo de usar a câmera só no manual, mas falo de saber cada uma das opções, o que elas fazem, qual é a melhor para fotografar na hora x… Conhecer nosso equipamento é muito importante.

IMG_6437 Aqui, um exemplo de foco + iluminação + paciência. O foco não precisa estar em todos os aspectos da foto, mas tem de estar presente em pelo menos um deles (no caso, esse prendedor de cabelo). Essa foto foi tirada à tarde, com iluminação natural vindo da janela (que está atrás). Por último, essa foto também não saiu de primeira! :)

Espero ter ajudado, pessoal!
E essas dicas valem para qualquer tipo de câmera, viu? Não importa se ela é uma compacta ou uma profissional.

Obrigada por tudo, sempre!

Até. ♥

7 comentários sobre “Como tirar fotos melhores?

Olá! Comente e volte sempre! :)