Não sou esse tipo de garota, por Siobhan Vivian

IMG_6096

“Na minha visão de veterana, a orientação aos calouros é uma perda de tempo colossal. Se fosse por mim, as coisas seriam bem diferentes. Somente três coisas seriam transmitidas aos garotos para que vivessem uma experiência de sucesso no ensino médio: fazer a lição de casa, usar camisinha e passar desodorante nos sapatos de couro. Por outro lado, ao aconselhar as meninas, diria que confiar em garotos é igual a beber e dirigir. Claro, alguns correm o risco. Uma ou duas cervejas nunca parecem perigosas no começo. E nem todo mundo que bebe e dirige sofre um acidente. Mas para mim, é óbvio. Para que correr o risco? Era necessário informá-las, também, que momentos constrangedores tinham uma vida útil surpreendente na escola. Talvez eu tenha uma personalidade perfeccionista e obsessiva, mas isso salvaria uma garota de ter sua vida arruinada na escola. Pode acreditar!”

Quando li a sinopse desse livro, pensei que seria algo totalmente diferente do que eu li. Um livro adolescente daqueles pra se entreter e sorrir com as confusões de uma garota no ensino médio que no final acaba se apaixonando. Sabe? Mas não é. Esse livro é tão maior!

IMG_6113Natalie é a garota perfeita: estudiosa, inteligente, melhores notas, futura presidente do conselho estudantil e, de quebra, muito bonita (mas não liga pra isso). Ela também é politicamente correta: tem preconceito com garotas oferecidas E com garotos. A coisa toda é muito simples: garotos só querem nos usar e garotas têm de se dar ao respeito se quiserem sobreviver.
E então, temos a Autumn. E a Spencer. E o Connor.
Spencer tem 14 anos e é uma bela garota loira de cabelos ondulados e com bastante autoconfiança de usar seu corpo a favor de suas vontades. Autumn é a melhor amiga de Natalie, com um passado traumático e uma reputação arruinada (por causa de um garoto). E Connor é um jogador de futebol americano bonito e popular que vai contra o pensamento coletivo.

A história do livro é: Natalie se apaixona. Quando isso acontece, ela fica tão horrorizada por se permitir sentir isso que tenta se negar, tenta esconder e se descobre no meio de uma confusão interna entre o que ela é  x o que ela está se tornando. Ela tem medo de se tornar aquele tipo de garota que passa na mão dos garotos e acaba criando uma má reputação.
A história é bonitinha (porque o Connor é um dos personagens mais fofos que já vi) e simples, mas não foi só isso que me fez gostar desse livro. Foi a capacidade da autora de colocar, sutilmente, um grito feminista no meio de um livro puramente adolescente.

O livro é contado na visão da Natalie. E ela, mesmo sendo tão inteligente, é machista e se deixa oprimir pelo que os outros pensam. Ela é fraca. É engraçado perceber como isso faz mal a ela e à Autumn, mesmo que suas intenções sejam boas.
Isso é interessante do livro: o mérito não é da protagonista. O mérito é da Spencer, que tem apenas 14 anos e faz surgir um discurso feminista quando questiona o porque que ter noção sobre o próprio corpo e não ter vergonha ou medo de usá-lo como bem entender deveria ser considerado errado. O mérito é da Autumn, por quão forte conseguiu se tornar. O mérito é do Connor, por mostrar que nem todos os garotos são tão superficiais e que alguns deles valem a pena. O mérito é da autora, por mostrar que ser feliz é o que importa e se preocupar com a opinião dos outros é besteira.

No final, o que fica é que a gente tem que ter a coragem de ser quem quiser ser. Tem de ter a coragem suficiente pra se libertar e seguir o próprio caminho. E o mundo que se resolva!
IMG_6111

IMG_6114 IMG_6110
Quanto ao livro por si só: as páginas são amareladas (❤}, o espaçamento é bom, mas confesso que a letra me incomodou um pouco e encontrei alguns erros de diagramação (mas nada fora do normal).

E claro que eu fui tirar fotos e me empolguei (e se não fosse assim não seria eu!):
IMG_6109 IMG_6103 IMG_6102 IMG_6097 IMG_6107 IMG_6115

E é isso! Espero que tenham gostado, pessoal.

Até!

Anúncios

3 comentários sobre “Não sou esse tipo de garota, por Siobhan Vivian

Olá! Comente e volte sempre! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s