Verás que um filho teu não foge à luta! – Sobre as manifestações acontecendo pelo Brasil

970238_562780400439201_873801310_n

Eu sinceramente não pensei que viveria para ver alguma mudança acontecendo nesse país. De verdade, sabe? A mudança onde o povo se une – mãos, cartazes, voz e coração – pela pátria que também é nossa.

A questão é, para quem não está sabendo direito ainda: a tarifa dos ônibus, em SP, passou de 3,00 para 3,20 e a população de lá fez uma manifestação (dia 13) que acabou sendo violenta, por causa da grande repressão policial. Depois disso, ontem (dia 15), começaram várias manifestações Brasil a fora apoiando SP e, também, com o tema “Copa para quem?” principalmente em Brasília e no Rio de Janeiro.
E agora, já deixou de ser 20 centavos a muito tempo. A luta agora é muito maior: é por saúde, por transporte público de qualidade, pelos gastos públicos que estão sendo usados com a copa, por hospitais, por educação e por PAZ.

1000781_530091427052391_1758214665_n

Vou falar sobre Brasília, minha cidade, e onde a coisa toda é muito mais palpável. A manifestação de ontem, dia 15, foi na frente do Estádio Nacional na hora do jogo Brasil x Japão da Copa das Confederações. Do lado de dentro, no estádio, a Dilma foi vaiada. Do lado de fora, a manifestação ocorreu e foi pacífica: blusas brancas, cartazes, gritos e até alguns com flores nas mãos. E o que aconteceu? Repressão.  Bombas de gás lacrimogênio, tiros com balas de borracha, gente apanhando de policial, gente sendo presa.

No Brasil inteiro: policial perseguindo e passando com a MOTO em cima de manifestante. Policial com spray de pimenta a menos de 50cm. Garoto tendo de pagar 20.000 de fiança depois de ter sido preso por exercer o direito de manifestação (veja aqui). Garota levando 9 pontos na cabeça por causa de uma bomba lançada (veja aqui e aqui). Gente recebendo bala de borracha dentro de casa porque estava filmando o movimento. Policial quebrando o vidro da própria viatura e incriminando os manifestantes. Jornalistas (veja aqui), passantes, gente inocente. E uma das coisas mais absurdas: a polícia prendeu um manifestante que já estava na casa dele, depois que a manifestação acabou.
“A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.” Constituição, artigo 5° inciso XI.

E o direito de manifestação nessa democracia, cadê?
A DEMOCRACIA, CADÊ?

collage Essa imagem me dá vontade de chorar…

E o pior é que a culpa não é dos policiais. Eles são apenas funcionários do governo! O problema é o governo por si só.
Esse post é um pedido: ACORDEM! Não se deixem alienar. Procurem se informar sobre o que realmente está acontecendo, vejam fotos, notícias confiáveis e conversem com quem esteve lá antes de tomar partido na manifestação. A mídia está sendo manipulada! Ela está mostrando os manifestantes como delinquentes, TERRORISTAS, vândalos, desocupados e violentos e não é isso o que está acontecendo. 

“Isso vai manchar a imagem do Brasil lá fora.”
425181_458881634204822_1119148457_n
995666_10151695505954120_145614813_n Ou seja: até o mundo lá fora enxerga o que realmente está acontecendo. A visão que eles têm não é contra as manifestações, mas CONTRA a repressão!

E sobre ontem, dois depoimentos de gente que estava lá:
Brasília, o que foi isso hoje? 
A parte da manifestação que eu presenciei, mas a mídia não mostra: Senhor idoso (torcedor) levando tiro de bala de borracha na barriga. Mulher grávida (torcedora) passando mal com bomba de gás lacrimogênio. Polícia soltando os cães em cima dos manifestantes. Polícia agredindo fisicamente e verbalmente uma manifestante, puxando bruscamente seus cabelos e a chamando de ”vadia” e ”vagabunda”. Polícia afastando manifestantes a pontapés. Polícia, polícia, polícia…” – Giulia Melo.

10662_186468458182850_416614571_n

6315_529715950425995_1207638598_n

382479_432031320227909_939939787_n

1002069_387035921408682_1566431984_n

999734_526997064020807_1435630070_n

“Obrigado Brasil, pelos tiros de borracha, bombas de gás e atropelamentos numa manifestação pacifica. Agradecemos a violência e brutalidade que tratam aqueles que querem fazer valer os seus direitos, pois aqui, o que mais vale são as aparências.

Brasil, as custas do sangue da população, você conseguiu dar seu show aos estrangeiros, porém vocês não contavam com a mancha negra que iria surgir no meio da grama e jogar as verdade na cara de vocês. Não tinham armas, equipamentos e nem proteção, no entanto havia verdade e contra a verdade não há violência que a faça sumir. 

A fumaça de gás lacrimogêneo dispersou mas não ofuscou as palavras de protesto, pelo contrário, fez palco e cenário para a estupidez e censura praticada pela política do nosso pais. Obrigado Brasil, você só mostrou que os cartazes estavam certos, provou na frente das câmeras, repressão é a resposta a população que reivindica o que é seu.” – Wellington Mota

Vocês podem ver?
As provas estão aí: nas fotos, nos vídeos, nos relatos. E essa luta é de todos nós!

1016293_508325485906693_213111059_n

7256_263133257161794_971862627_n

Precisamos lutar e precisamos do maior número de pessoas unidas. Manifestações estão acontecendo em todo o Brasil! Não deixe de ir, não deixe de se posicionar. É O SEU PAÍS! VEM, GENTE! VEM LUTAR! Vem, “que o Brasil vai tá gigante, grande como nunca se viu”.

“Ainda fazem da flor seu mais forte refrão e acreditam nas flores vencendo o canhão” – Pra não dizer que não falei das flores

 Se você tem medo ou não pode ir às manifestações, então ao menos participe de duas manifestações “silenciosas” amanhã, dia (17/06): saia de branco! Vista roupas brancas amanhã e pendure camisas brancas na janela de sua casa, como sinal de apoio ao movimento.

O Brasil está começando a acordar. Saiam da inércia, do comodismo, da alienação. Vamos dar as mãos! VEM VOCÊ TAMBÉM!

p.s.: Aqui em Brasília terá manifestação amanhã, dia 17/06, às 16hrs na Rodoviária. Vamos juntos!

17 comentários sobre “Verás que um filho teu não foge à luta! – Sobre as manifestações acontecendo pelo Brasil

  1. O Brasil finalmente começa a acordar para as injustiças que o governo faz, fico feliz em poder viver isso e absolutamente insatisfeita em ver como estão sendo tratados os manifestantes. Tenho colegas que estavam na manifestação (em Brasília) e disseram que até a polícia surtar, estava tudo ótimo… absurdo

  2. Amei o seu post!
    O Brasil demorou, mas acho que finalmente acordou. E sobre à polícia… Acho que ela devia parar com isso e se unir ao povo. :)
    Eu vi esse vídeo ontem no youtube, postei no Tumblr e tudo mais…
    Vamos lá, Brasil!

  3. Menina, parabéns por toda a dedicação pra fazer um post tão completo e lindo como esse! Senti até uma invejinha (boa!) pois só o que consegui fazer foi essa simples proposta de reflexão: http://oliviaalves.wordpress.com/2013/06/14/violencia-e-indignacao/

    Mas estou aderindo às “manifestações de sofá” porque, confesso, tenho medo de ir às ruas. Mas acho realmente válido qualquer ação que demonstre apoio, ainda que através de uma pano na janela ou de uma roupa!

    Vamos demonstrar a nossa união para pressionar o governo a mudanças! O salário dos governantes é um ABSURDO especialmente se comparado ao salário mínimo. A atuação da PM tem sido vergonhosa, deprimente! Há tantas coisas pra se rever no país… espero que esse seja o começo de grandes mudanças!

    Beijo Anna!

  4. Pingback: Verás que um filho teu não foge à luta! – Sobre as manifestações acontecendo pelo Brasil | Papel Mágico

  5. Anna você realmente surpreende!!!!
    Fiquei arrepiada com o post!!!Ficou muito completo!!!
    PARABÉNS!!!!!!É só o que eu tenho a dizer!!!
    Acompanhei a manifestação pelas fotos no seu IG também e lamentei não estar aí no Brasil para fazer parte mais de perto de tudo isso!!!
    Beijão

  6. Desde o dia 18 eu só falo uma coisa sobre o pessoal de Brasília: PAGUEI PAU MESMO! Vocês fizeram todo mundo aqui em SP ficar com vontade de ir ai e protestar com vocês! haha
    Aqui em São Paulo as coisas estão meio tensas, porque grupos pequenos estão quebrando, roubando e queimando tudo que vem pela frente. Fora o trânsito (mas vale a pena ficar presa no trânsito com pessoas lindas lutando por um país melhor!).
    E o pior, agora jogadores famosos e influentes estão querendo pedir para a população focar na copa! Isso me deixou indignada!

    Em Mogi das Cruzes, a manifestação vai ser na sexta, e como a cidade não é grande, vai ser um ato grandioso! Já temos 20 mil confirmados! \o/ E o número não para de subir!

    Jú, quero subir em cima do congresso e repetir tudo que vocês falaram nesse video http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=fZL5Yak1dhQ (:

    Minha admição fica aqui, Jú! É uma luta mundial, e eu sei que vamos mudar esse país!

    E é claro, tudo na paz!

    Beijos, Jú!

    • Obrigada, Bia!
      Por isso que eu digo que esse dia provavelmente foi o mais lindo e memorável da minha vida. Foi lindo, lindo de coração mesmo. O problema é o rumo que levou depois… Exatamente como SP, surgiram vândalos e gente que só quer quebrar por quebrar, sabe? Perdendo o sentido da manifestação e ferrando com tudo. Isso me deixa triste. :/

      Espero que a manifestação tenha sido boa!!!

      E tenho certeza que um dia vamos. Um dia…

  7. Pingback: Acorda Brasília! – Minha experiência | Fotografando (sonhos)

  8. A TODOS BRASILEIROS SERA QUE VOCES NAO LER JORNAL OU VER O JORNAL NA TELEVISAO…..O BRASIL CADA DIA ESTA PIOR A CRIMINALIDADE ALMENTE A CADA SEGUNDO AGORA ESTAO ASALTANDO MOTEL E ROUBANDO CASBELOS SERA QUE OS BRASILEIROSA ESTAO SEGOS…..MULHERES ESTAO SENDO ESTRUPADAS NO PONTO DE ONIBUS.VAGABUNDO ENTROU NA CASA DE UMA SENHORA DE IDADE A MATOU DE FRENTE SUA NETINHA DE 4 ANOS E DEPOIS ESTRUPOU A CRIANCA .. QUE POVO E ESSE QUE SE DIZ TAO FELIZ TAO SIMPATICOS E PARRIOTA VER ESTAS COISAS E NIGUEM FAZ NADA .ESE VAGABUNDO FOI SOUTO 2 DIAS DEPOIS OS TAIS BRASILEIROS QUE SE DIZ PATRIOTA VER TUDO ISSO E SE CALA, MENINAS ESTAO SENDO ESTRUPADAS NOS ONIBUS ..VAGABUNDO DE NOVO E SOUTO GENTE NAO SEI POR QUE OS BRASILEIROS ECHE O PEITO DE ORGULHO.BRASIL SO TEM FOTOS BUNITINHAS A REALIDADE E OUTRA NAS FAVELAS PARECE UM CAMPO DE QUERRA. ATE NOSSOS MEDICOS NAO ESTAO VALENDO A COMIDA QUE COME..ELES VAO LA BATE O CARTAO

  9. OS MEDICOS BATEM CARTAO E VAO PRA CASA NA MAIOR CARA DE PAL.. OLHA SINCERAMENTE EU TENHO VERGONHA DE TUDO ISSO..SEM FALAR OS PULITICOS TUDO CORRUPTOS PRA QUE ESSA PALHACADA DE JULGAR POLITICOS SE ELES NAO PAGAM PELO QUE FES .SERA QUE NOSSO GOVERNO E CEGO,E UMA VERGONHA O BRASIL TEM CAPACIDADE DE ISPORTAR MAIS ERA PRA SER UM PAIZ RICO EM TODOS OS SENTIDOS MAS TEMOS CORRUPTOS DEMAIS.NOSSO GOVERNO SO SABE COBRAR IMPOSTOS RANCAM DOS POBRES PRA DAR A POLITICOS SAFADOS CADE O ESQUADRAO DA MORTE PRA VARRER POLITICOS SAFADOS CADE O ESQUADRAO VERMELHO PRA COMECAR VARRER DAS RUAS BRASILEIRAS ESSA CXABADA DE TRAMBIQUEIROS .CADE A LEI PENA DE MORTE PRA DESVAZIAR AS CADEIAS E SO POR VAGABUNDO NO PAREDAO E FUCILAR ASIM A CRIMINALIDADE PARA POVO BRASILEIRO O BRASIL E UM PAIS NOVO MAIS E UM PAIS QUE JA ESTA ESTRAGADO ATE GUANDO OS TAIS BRASILEIROS QUE SE DIZ PATRIOTAS VAI VER TANTOS ABUSOS E NAO VAI FAZER NADA

  10. CRIMINALIDADE EM NOSSO PAIS VAMOS FAZER UMA ABAIXO ASINADA POR TODOS BRASILEIROS NELA EXIGINDO A PENA DE MORTE JA PRA PANDIDOS E POLITICOS CORRUPTOS E MOSTRAR PARA TODOP MUNDO QUE UM FILHO TEU NAO FOGE A LUTA SOMOS TODOS NOS FILHOS DO BRASIL VAMOS TRANFORMAR NOSSO PAIS UM PAIS DE RESPEITO VAMOS MOSTRAR QUE NOSSA EDUCASAO NAO DEPENDEB DAS DOS OUTROS VAMOS VARRER TODA SOGEIRA DAQUI CADE O ESQUADRAO DA MORTE………. TODOS COMERCIANTES TEM QUE SE ARMAR E SE OUVER TENTATIVA DE ASALTO ABRA FOGO SEM DO SEM PIEDADE .VAMOS PARAR ESSA CRIMINALIDADE SE A POLICIA NAO DA GEITO ENTAO ESTAMOS ENTREGUE A NOSSA SORTE NOSSO PAiS TEM LEI MAIS NAO E USADA ESTRUPADORES DE BEBES ESTAO INDO PRESO E 2 DIAS SOUTO ENTAO VAMOS MANDAR ESSA RACA PRO INFERNO NOS NAO PRESISAMOSA DESES PARASITAS EM NOSSO PAiS DESTRUINDO NOSAS FAMILIAS

    • Respondendo os três últimos comentários em um só:
      Concordo com tudo o que você disse.

      E é EXATAMENTE por isso que o povo brasileiro foi às ruas! Porquê finalmente entendemos a necessidade de lutar por um Brasil melhor.

      Mas, a solução não é mandar “raça” nenhuma para o inferno e, sim, votar consciente nas próximas eleições. Fazer a nossa parte. Ir nas ruas protestar! Violência só gera violência e não é isso que queremos, certo? (:

Olá! Comente e volte sempre! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s