Um pouco sobre o Mané Garrincha e sobre o quão legal é ser voluntária

25052013571Olá, pessoal!

Para quem não sabe, sou voluntária da FIFA na Copa das Confederações Brasil 2013 (e provavelmente também serei na Copa Mundial 2014) e resolvi vir aqui contar um pouco sobre como foi a experiência até agora. Espero que gostem!
*E peço desculpas pelas fotos. Foram todas tiradas com o celular…

A FIFA foi uma das responsáveis pelo jogo Santos x Flamengo (é, a despedida do Neymar) que teve aqui em Brasília, no Mané Garrincha, mês passado. Eles usaram esse evento como um “teste” para a Copa das Confederações, e foi a primeira oportunidade de atuação do grupo de voluntariado! Passamos por um teste, uma seleção online, entrevista, cadastro,  requisitos básicos e um treinamento pessoal específico para esse jogo.

1° dia: treinamento

No dia do treinamento, fomos ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães receber as primeiras informações: como se portar, o que falar, as possíveis perguntas, e regras básicas do que fazer e não fazer e de como ajudar.
Depois, fomos levados até o estádio Mané Garrincha (ao lado!) para conhecer melhor nossos postos e o ambiente onde iríamos trabalhar no dia seguinte.

25052013540O estádio Mané Garrincha estava passando por reformas, mas quase completo. O jogo seria no dia seguinte. Demos a volta no estádio inteiro por fora, porque no dia seguinte teríamos de informar localizações para os torcedores perdidos e que precisassem de ajuda para encontrar os seus portões de acesso.

25052013525 Entrando no estádio, fomos primeiro às arquibancadas superiores.  Essa é a visão subindo as escadas.

25052013523 É gigante! E é lindo! Foi a primeira vez que entrei num estádio de verdade, dessa forma. Me senti pequenininha lá, mas meio que entendi um pouco da emoção que todo torcedor parece ter quando vai assistir um jogo num lugar assim.

25052013529 Essa é a visão da última cadeira da arquibancada superior. YEEEEEEY!

25052013536 Tão feliz!

25052013533 

25052013539 Saindo do estádio, fomos para o segundo andar. Esse é o camarote. (: Lá tem várias salas como essa, onde pode ficar uma única pessoa ou um grupo de amigos, convidados, etc.

25052013541Mas sem dúvidas, sem dúvidas, sem dúvidas a parte mais legal de TODAS é…

25052013542 … Poder entrar em campo. WOW! Não fosse como voluntária, quando na minha vida eu poderia fazer isso? É incrível.

25052013545-1 A prova! hahahaha! É um sentimento muito bom.

25052013551

 Voltamos para o prédio interno principal conhecer outros lugares importantes. Essa, por exemplo, é a sala de imprensa. (:

25052013552 Um dos corredores do prédio interno!

25052013555 Esse é o acesso à tribuna de honra!

25052013562 A tribuna de honra. Se a Dilma fosse assistir à um jogo no Mané Garrincha, aqui que ela ficaria! É o local reservado para as celebridades, figuras públicas…

25052013565 Sentada na tribuna de honra! Essa é aquela hora que dá vontade de falar: “Ei, desculpa, pobres mortais” mas vou me controlar. ahahahahahaha brincadeira!

E depois de conhecer o estádio inteiro, fomos embora. Conheci várias pessoas legais, fiz amizades e adorei meu líder, também!

2° dia: o jogo! Santos x Flamengo

No começo do dia fomos levados ao Ginásio Nilson Nelson para ter as últimas informações do dia. Chegamos lá 10h e o jogo começaria às 16h. Almoçamos por lá também! (:

969667_418931511539263_122981667_n

 “Vale almoço”, ou algo assim. Achei tão bonitinho. haha Essa foto é de uma moça flor que conheci lá. :)

26052013582 Recebemos esse colete para trabalhar. (:

E então… fomos para o estádio. O portão abriu 3 horas antes do jogo e já estávamos lá.
Funcionava assim: eram 24 portões. Alguns deles davam acesso às arquibancadas superiores e inferiores, outros davam acesso ao camarote e à ala vip, e ainda tinha o portão onde só a mídia passava e o portão da tribuna.
Eu fiquei no portão 18, controlando a entrada do camarote e ala vip e dando informações para algum torcedor perdido por aí. Quando deu 15h, mais ou menos, parece que TODO MUNDO resolveu chegar ao mesmo tempo. Meu líder me deslocou para o portão 13, o principal, onde tinha o maior fluxo de gente e estavam acontecendo alguns problemas.

Olha: foi uma loucura. Saí de lá rouca, ouvi gente desaforada, e acho que a coisa que mais falei foi: “Superior, portões 15 e 16”. Mas ainda assim, foi bonito ver algumas pessoas que, mesmo no meio da bagunça, chegavam e falavam assim: “Querida, onde eu entro?” e mostravam o ingresso. Gente sorrindo. Afinal, sempre tem gente desaforada, mas sempre tem gente gentil, também. ♥

E aliás, cantadas de pedreiro? Há! Tinha umas que eu não me aguentava e tinha que começar a rir. hahahahahaha “Sua linda!” “Tá bom a bola toda, né?” hahahahahahahaha

Outra coisa bonita foi ver famílias inteiras chegando ao estádio “uniformizadas”. Pai, mãe, filhos. Avô, bebês. Coisa linda de se ver!
E claro, acima de tudo: a sensação de poder ajudar é maravilhosa.

Depois, quando os portões fecharam (ao final do 1° tempo), os voluntários não tinham muito mais o que fazer, então… Fomos assistir o jogo do camarote!
Mais uma vez: lindo. A multidão (praticamente toda flamenguista), o jogo, a emoção quase palpável. Meu coração disparou só de ver.

26052013586

26052013588

26052013589Hahahaha!

No final do jogo, fomos orientar a saída e fomos embora depois de passar no centro de voluntariado.
Se valeu a pena?

Ah.

E como!

Agora é esperar porque dia 15 começa a Copa das Confederações 2013 aqui em Brasília!

Espero que tenham gostado, pessoal.
Obrigada por tudo, sempre!

6 comentários sobre “Um pouco sobre o Mané Garrincha e sobre o quão legal é ser voluntária

  1. Eu queria ser voluntária no jogo da Espanha que vai acontecer aqui na Copa das confederações. rsrsr só pra ver aqueles espanhóis lindo e ver o marido da Shakira. rsrsr
    Mas foi super legal vc compartilhar isso, deve ter sido incrível, tudo, até as cantadas de pedreiro (eu ri). AMMMMEEEEI!! Tudinho. Super legal isso.
    E nossa, vc quase que ficava na área VIP. HAHA
    beijoooos

  2. Nossa, que legal… eu tenho algumas amigas que estão como voluntárias também… mas quanto ao estádio, diga-me, você achou que ficou muito caro e ainda estão faltando coisas? Porque no dia do jogo SanXFla, no DFTV passou uma reportagem dizendo que no banheiro não tinha tranca nas portas, etc… :O

    • Eu achei um pouco caro sim. :/
      Com relação a esse jogo, a arquibancada superior era a mais barata e a MEIA tava 80 reais. O camarote foi vendido por apenas ~15.000~. É, quinze mil reais.
      Mas sei lá né… Acho que foi um pouco exagerado sim!

      E o estádio ainda está no processo final de construção, principalmente nos detalhes… Essas coisas aconteceram mesmo. Tranca nas portas, em vários lugares o piso não tava completo… Mas é porque a previsão para acabar TUDO mesmo é para a copa das confederações, esse mês ♥

  3. Ah, eu também quero! :/
    Muito legal, Jú! Muito mesmo! Deve ter sido uma experiência única!
    E essa gente desaforada me deixa brava, mas as pessoas educadas e felizes fazem tudo valer a pena!

    Adorei as fotos! Muito legal o estadio vazio! *u*

    Beijos, Jú!

  4. Que incrível, cara ainda entrarei assim que nem você em um estádio vazio *o*
    muito legal tudo isso, queria ter sido voluntaria também, mas meu estado ficou de fora, emfim que lindo, foi bom conhecer o mane assim pelas fotos..aliás Jú eu vou ter que perguntar teve alguma equipe de reportagem filmando nesse dia, porque eu juro que vi um menina que era a sua cara, em uma reportagem que fizeram ai no mane, com os voluntários ai fiquei esperando pra se chegavam a câmera mais perto haush devia ter visto a minha reação foi engraçado hihi
    beijão

Olá! Comente e volte sempre! :)

