As crônicas de Nárnia, por C.S. Lewis

Marcadinho pelo tempo, feito de gato e sapato, mas é daqueles de cabeceira mesmo. ♥

Marcadinho pelo tempo, feito de gato e sapato, mas é daqueles de cabeceira mesmo. ❤

Demorei cerca de… Bom, cinco anos e um mês para ler esse livro.

Cinco anos atrás eu tentei começar a lê-lo, abandonei. Peguei para lê-lo novamente esse último mês (junto com os outros 10 que eu tenho que ler para a faculdade) e só tive vontade de me bater por não ter lido antes!

Quero começar a falar desse livro com uma música bem bobinha que mamãe canta para mim desde que eu era pequena: “O bem vence o mal, espanta o temporal! Azul, amarelo, tudo é muito belo…” porque, na verdade, Nárnia é assim – mas de uma forma muito melhor.

É complicado falar de Nárnia porque ele é um daqueles livros que você não pode dizer que é ruim – você simplesmente não pode. Mas ele é infinitamente lindo de formas diferentes para cada pessoa. Eu posso falar das inúmeras aventuras, da história de Nárnia, de Aslam, dos Grandes Reis e Rainhas da Era de Ouro (ou dos simples Pevensie), de Caspian e posso falar do quão profundamente esse livro me fez viajar e me fez ficar o mês inteiro olhando no fundo dos guarda-roupas aqui de casa. Posso falar, mas não vou.

Eu quero falar do significado que Nárnia teve PARA MIM.
C.S. Lewis foi um membro da igreja anglicana e era um teólogo, e acredito que todo autor passa um pouco de si para os livros que escreve. As crônicas de Nárnia é um livro cristão e além de fazer referências, “reconta” histórias bíblicas (com mitologia grega, com história, com fantasia…). Eu sou cristã e, provavelmente, esse é o maior motivo desse livro ter me tocado tanto. As aventuras de Nárnia são descritas de forma grandiosa, com detalhes, e com aquele tom quase infantil e esperto que se tem quando se fala com crianças, mas pensar em Aslam é o que me fascina… Me fascina a forma com que as coisas são feitas, porque mostra um “Deus” que não é apenas amor! Deus é amor, sim, mas Ele é Justiça acima de tudo. É lindo, realmente lindo, ler a história de meninos com anéis, cavalos, príncipes fugitivos, lugares no submundo e, finalmente, o Grande Leão que está sempre olhando, que tem o tempo certo para tudo. Mesmo sem entender, mesmo sem querer. É algo que não sei explicar direito… É realmente pessoal e único.

Mas não me entenda errado – é um livro fascinante para todos. É exatamente o que eu disse: Nárnia é especial porque nos leva a um mundo novo de forma que poucos livros conseguem, mas cada um tem seu sentimento próprio – assim como em todo livro! Apesar de tudo, gosto de pensar que Nárnia me leva até o mais longe que posso chegar.

P.S.: C.S. Lewis era cristão, virou ateu (convicto, durante um tempo), voltou a ser cristão. Algumas fontes dizem que Lewis escreveu Nárnia como uma forma de mostrar às crianças a história da vida de Cristo e outros dizem que não foi assim, apesar das claras influências cristãs. Seja lá o que for, é maravilhoso.

14

Com relação ao livro por si só: a letra é um pouco pequena, mas nada que incomode. Em cada início de livro há um desenho principal sobre a história e um mapa de onde ela se passa e, no início de cada capítulo, há um desenho pequeno. As páginas são brancas.
São 7 livros organizados por ordem cronológica.

12

13

Resumindo tudo.

Resumindo tudo!

Obrigada por tudo, pessoal, sempre!

18 comentários sobre “As crônicas de Nárnia, por C.S. Lewis

    • Nárnia é um livro especial como poucos são!
      Ah, só queria tempo para ler em uma semana, mas a faculdade não deixa =(
      Mas toca mesmo, mesmo que não seja no sentido da crença. É um livro lindo, de todas as formas!

  1. Gente!!!Acho que não tem nada que eu não goste de ver e ler aqui no seu blog!!!Adoro praticamente todas as categorias, sempre que leio seu ponto de vista dos livros que lê e filmes que assiste sinto vontade de ver também pela sua maneira doce de descrever o que sentiu quando leu ou viu!!!!Incrível esse seu poder de tocar as pessoas!!!

    Mais um livro para minha lista!!!Oba!!!Hahaha…

    Beijos

      • Você fala isso de mim, mas não SE vê de verdade, moça! Você é uma das pessoas mais doces que já “conheci” na minha vida. E a paz e carinho que você transmite é algo que nem posso dizer direito, mesmo mesmo. ♥

  2. Eu já li a Bíblia inteira, foi o maior livro que já li, mas As crônicas de Narnia me deixou absurdamente com preguiça. Eu comecei a ler, mas desisti, acho que vou fazer que nem você e demorar um tempão.
    Amei a sua resenha e toda a ligação do livro com você!
    Estava com saudades de você escrevendo.
    Beijos!
    http://oicarolina.wordpress.com/

    • Você também é cristã? *u*

      Ah, mas me arrependo de ter demorado tanto pra ler.. É TÃO lindo! As primeiras crônicas empacam mesmo, principalmente porque não tem taaaaaantas aventuras assim e tão legais. Mas quando chega em Caspian fica lindo ♥ Leia logo, menina, não desista não porque vale a pena!
      Obrigada, Carol flor!

      Beijo enorme em ti, moça!

    • Totalmente bem escrito e de uma imaginação tão grande!!
      Mas o sentimento que eu tive lendo ele é exatamente a parte que não consigo explicar direito. É um livro muito fantástico, pra qualquer um!!
      *u*

  3. Nunca li Narnia, nem se quer vi o filme :(
    eu não sou lá de gostar de fantasias, mas queria muito ver. Queria muito, muito mesmo. Quem sabe, em breve, tenho a oportunidade de ler primeiro.
    Beijo, :*

    • Nárnia é um dos poucos livros que a sua adaptação para filme é tão boa quanto o livro! Claro que livros realmente são melhores, mas a trilogia de Nárnia em filme também é linda demais ♥

      Leia o livro, moça!! Não vai se arrepender *u*

Olá! Comente e volte sempre! :)

