O Catetinho

c1Oi, pessoal!
Uma das coisas mais maravilhosas de viver na Capital da Esperança, Brasília, é ter uma grande parte da história brasileira a pouco quilômetros de distância.
Fui conhecer o Catetinho, a primeira residência oficial do Presidente Juscelino Kubitschek em Brasília. O nome faz referência ao Palácio do Catete, residência oficial da Presidência, no Rio de Janeiro. Foi um projeto de Oscar Niemeyer e foi construída apenas em 10 dias!

c3

c5

Juscelino-papai-Kubitschek

c6

Um casal

Um casal alemão que estava lá. Achei TÃO lindo! A velhinha apontava para a placa, lia e sorria, e depois virava para esse senhor e conversava com ele explicando, suponho. Lindo!

É um lugar muito encantador e singelo. O Catetinho é conhecido como “Palácio de Tábuas” e está totalmente preservado. Lá há objetos usados pelo antigo presidente, e a visitação em seus quartos e aposentos é permitida. É maravilhoso!

c7

Um antigo ferro de passar roupa.

Um antigo ferro de passar roupa..

c10

c11

Todos os aposentos são simples, sem grandes luxos ou preciosidades. É como entrar na vida de um Presidente e perceber que, afinal, ele é de fato só uma pessoa como qualquer um de nós… Eu me emocionei nesse lugar. Me parece aquelas casinhas do interior, bem humildes, e onde a felicidade costuma sempre ser presente..

C12

C13

DSCN9635 DSCN9638 cc1

C14

Essa foto tem um segredo escondido. E um sorriso convencido também! ♥

C15

“Da janela lateral, do quarto de dormir…”

C16

C17

C18

C19

C20

Mamãe e irmã. :)

c21

c22

c23

c24

c25

Uma das primeiras. Maravilhoso!

c26

c27

c28

DSCN9643

DSCN9651

DSCN9652

DSCN9656

c29

E saindo do Palácio de Tábuas, há uma espécie de “trilha” ao lado, onde há um “olho d’agua”, banquinhos e muitas, muitas árvores!

c30

c31

c32

c33

c34

c35

c36

É um lugar realmente muito lindo!
Nossa guia foi a Nicole, minha irmã pequena, que tinha ido no dia anterior até aí num passeio da escola e acabou esquecendo o óculos. Fomos lá pegar e isso nos rendeu uma manhã cheia de história e fotos. Eu sei que devo ter colocado fotos demais, mas… História me move. Me fascina!

E é isso, pessoal!
Espero que tenham gostado. E quem for de Brasília (ou estiver aqui), não deixe de ir lá visitar! Vale a pena.

Até mais!

15 comentários sobre “O Catetinho

  1. Que fotos lindas *u*
    Lembro quando fui aí há muito tempo atrás, eu fiquei muito maravilhada com tudo e mais um pouco! hahaha. Fiquei muito encantada, e babando nas roupas, nas bandeiras, nos objetos… Ai, ai *-*
    Brasília, sua linda ♥

    • Brasília é um lugar muito amor, mesmo. ♥♥♥

      E eu fiquei me sentindo tão culpada! Morar aqui por quase 20 anos (OH DEUS!!! VELHA!!!) e nunca ter ido ao catetinho. Mas ó, dever cívil cumprido agora! E é tudo encantador mesmo. Achei muito incrível poder entrar na vida de um presidente assim, mesmo que só no lugar…

      • Pois é, sou daqui! Não exatamente de Brasília, mas moro no DF! haha
        E sobre o “conheci” (“Essa semana conheci o Cine Drive de Brasília”) … Me referia a ter conhecido o Cine Drive-In em um site de eventos … Achei legal e fui dar uma pesquisada e só encontrei bons comentários sobre ele. Também encontrei a página do cinema no Facebook! Enfim, acho q ele deve está totalmente ativo, ainda.
        Tô querendo ir lá por esses dias, aí te conto! ;p

      • Meu Deus, falando assim você REALMENTE parece velha D:
        Tipo, duas décadas!! hahahahaha.
        É tipo isso! Você entra lá e fica, cara, um presidente já morou aqui! Já usou essas coisas, já sonhou aqui, já planejou aqui… É muito incrível.

  2. Brasília e seus lugares históricos! Adoro!
    Ainda conhecerei o Catetinho!

    Mudando de assunto … Mas ainda falando de Brasília e seus lugares históricos …Essa semana conheci o Cine Drive de Brasília! Conhece? Um Cinema ao ar livre (Aqueles dos anos 70, onde se assiste o filme de dentro do carro) e que funciona desde a década de 70. Acho q é o último do Brasil! Moro aqui há trocentos anos e não conhecia! Achei muito legal a ideia de ir ao cinema e assistir o filme no conforto do carro, ligar o farolete e vim um garçom e poder ir assistir o filme até de pantufa, haha …
    Encontrei um bom artigo sobre ele:
    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/feira-livre/so-o-amor-salvara-o-ultimo-cine-drive-in/

    È isso … Fica a dica ( se já não conhecia) …
    E … Suas fotos ficaram ótimas!
    :)

    • Vá lá sim, querida!! É um lugar muito incrível.
      Achei fantástico entrar um pouquinho na vida de JK, ver o tanto que o lugar é simples para um presidente..

      Você é de Brasília? Ohhh, que surpresa! Raro encontrar gente daqui nesse mundo gigante da internet! hahahahaha
      E com relação ao Cine Drive: SEMPRE tive muita vontade de conhecer, porque via nos filmes antigos e me encantava… ♥ Daí descobri finalmente que existia um em Brasília, mas daí fui deixando o tempo passar, e como é meio distante da minha casa, acabei não indo! E também pensava que é meio abandonado, nem sabia se estava funcionando…
      Muito obrigada por ter me dito isso! Seu comentário me deixou tão feliz! ♥
      Agora que eu sei que mais alguém já foi lá, posso ir tranquila. Quanto amor!

      Muito obrigada de novo, menina!
      Grande beijo!!!

  3. Pois é, sou daqui! Não exatamente de Brasília, mas moro no DF! haha
    E sobre o “conheci” (“Essa semana conheci o Cine Drive de Brasília”) … Me referia a ter conhecido o Cine Drive-In em um site de eventos … Achei legal e fui dar uma pesquisada e só encontrei bons comentários sobre ele. Também encontrei a página do cinema no Facebook! Enfim, acho q ele deve está totalmente ativo, ainda.
    Tô querendo ir lá por esses dias, aí te conto! ;p

    • Também não sou de Brasília Brasília, de nenhuma das asas. Mas sou daqui! auhauhuhauh
      Ahhhhhhh! Confundi tudo, né? Desculpa!
      Mas de qualquer forma, não deixe de me avisar, por favor, se você for! Eu realmente acho essas coisas tão encantadoras. Me lembra tanto os tempos antigos!
      E agora meu amor voltou de viagem, então provavelmente vou arrastá-lo pra lá comigo!! ♥ Ou arrasto mamãe e papai mesmo, junto com a minha irmã. hahahahaha

  4. Ver casais de gringos no Brasil é muito engraçado. Os estrangeiros vem pra cá e visitam parte da nossa historia, que os proprios brasileiros nunca se deram o trabalho de conhecer, lamentável.
    Seus pais são bonitos! parecem com você. Há, e sua irmã é uma graça tbm rs
    adorei mesmo as fotos, bem diferente do que eu imaginava pra um presidente! O_O

    • Né?
      Fiquei com vergonha de mim mesma quando pensei isso. Moro aqui há quase duas décadas (19 anos na verdade, daqui a exatamente 2 dias!) e nunca tinha ido… E provavelmente não teria ido tão cedo se a Nicole não tivesse esquecido o óculos lá!
      =/
      Mas eu achei muito lindo o casal de gringos. A velhinha parecia tão interessada..

      Hahahahaha, vou falar isso pra eles. Vão ficar convencidos!

      Também achei.. Acho que foi o que mais me impressionou e encantou nesse lugar. É tudo TÃO simples. E nem é simples ~pra um presidente~, é simples para qualquer um que viva na classe média atual! Casinhas assim nós vemos no interior…
      Eu achei muito lindo!

  5. Pingback: {12/52} that old dream | Fotografando (sonhos)

  6. gente O_o aonde era que eu tava que não vi esse post? U_U
    enfim..apenas apaixonada pelo lugar! com certeza se eu fosse visitar eu ia chorar, rs sério ainda porque tem esse ar de década de 50 aiai ♥ eu amo…
    não sei explicar parece que estamos voltando no tempo..
    gostei tanto dessa sala e dos detalhes do quarto e da área verde
    *———————————————————*

    • aiuhaiuhaihaiuhaiuhaiu <3

      esse ar de década de 50 é o mais lindo de tudo! Me deu muita vontade de chorar lá. Me emocionei.. é lindo!
      Imaginar que um dos maiores presidentes do Brasil esteve ali!
      O rádio, a câmera, as roupas… Também gostei muito. *-*

      Um beijo menina!!!

Olá! Comente e volte sempre! :)

