Compras pela internet: saiba mais!

3783847509783_ip9A39gR_l_large

WE HEART IT

Oi, pessoal! Vim falar de um assunto que anda muito frequente no mundo virtual e que munda gente ainda tem dúvida ou medo.

O mundo anda em crise e ela se chama falta de tempo.
Apesar de ser algo que se popularizou há pouco tempo, comprar pela internet já virou não apenas mais fácil, como também comum e mais simples! Você não precisa ir até a loja, não precisa se preocupar com vendedores e pode passar o tempo que quiser e bem entender olhando os produtos. Muito se fala sobre isso, várias lojas virtuais surgem todos os dias e, com elas, um universo gigante e pouco limitado. Vamos entender mais um pouco sobre isso?

O medo é sempre o principal problema. “E se não chegar? E se vierem estragados? E se roubarem meu dinheiro?”
Aqui em casa, quase todos os livros da minha estante vieram de compras pela internet. Roupas, sapatos, o meu computador, o notebook do meu pai, a câmera fotográfica e até mesmo a mobília do escritório também – tudo vindo de compras online.

O essencial é conhecer as lojas onde você pretende comprar. Converse com pessoas que já compraram, pergunte, pesquise, veja a reputação. Há lojas falsas e pessoas ruins nesse meio, mas (ainda bem!) elas não são maioria.
Para entender melhor, vamos falar de prós e contras:

Prós: 

1. A quantidade de produtos disponíveis na internet é geralmente maior do que os disponíveis nas lojas físicas.
2. Na maioria das vezes, um mesmo produto pode ser até 50% mais barato na internet do que em lojas normais.
3. É prático, fácil e mais simples. É como ter uma loja inteira ao seu dispor a qualquer hora do dia!
4. Em vários sites (principalmente internacionais e em compras de maior valor) você ganha brindes junto.
5. Descontos. Frete grátis para compras acima de um valor x, por exemplo. E também, algumas lojas te dão descontos na loja física se você comprar pela loja virtual. Ex: comprei livros pelo site da Livraria Saraiva. Quando fui na livraria física, ganhei desconto por ter comprado no site! :)

Contras:

1. Tempo. Enquanto comprando na loja você sai com o produto, comprando pela internet pode demorar de 3 dias a 2 meses (compras internacionais) para chegar.
2. Deve-se ter atenção redobrada! Não apenas com relação a loja por si, mas com relação ao produto. Você não pode tocá-lo e saber como é de verdade e fotos podem enganar. Por isso, prestar atenção com dimensões, tamanho, funções e material é essencial!
3. Frete. Varia bastante: a maioria está entre 3-20 reais, mas podem cobrar mais e tem algumas que não tem.

E as perguntas mais frequentes:

É seguro? 
Se você comprar nos sites certos, sim. Esses sites são verificados, aprovados e possuem mecanismos específicos que tornam seguro as transações com dinheiro/cartões e etc. Com relação a isso, o que há para se preocupar é apenas com a reputação do site. :)
– E os produtos, como chegam?
Pelos Correios ou por transportadora própria da empresa, geralmente em caixas. Produtos mais frágeis (produtos eletrônicos, por exemplo) vem com muito plástico bolha e bem embalados. Os produtos que vem pelos Correios costumam vir em excelentes condições, mas o mesmo pode não acontecer com algumas transportadoras.
p.s.: Nunca tive problema com os Correios, mas tive uma vez com uma transportadora. Um livro veio com as bordas amassadas. Mandei um email para a loja e eles substituíram!
– E o pagamento?
Na maioria das vezes o pagamento é feito através de um cartão de crédito onde você pode passar no crédito, débito ou parcelar. Mas, também pode ser feito, na maioria dos sites, por boleto bancário ou transferência eletrônica.
– O que é preciso para comprar pela internet?
A maioria dos sites só exige cadastro para as compras. O cadastro sendo feito, você poderá comprar quantas vezes quiser.
– E se eu quiser trocar algum produto?
As trocas acontecem pelos correios ou em lojas físicas.
Ex 1: Troca de produto na loja Donna Dolce (loja virtual): Você manda o produto para a loja pelos correios e eles retornam de volta com o produto da troca.
Ex 2: Troca de produto nas Lojas Renner (loja virtual e física): Você pode trocar o produto na própria loja física, sem necessidade de mandar pelo correio novamente!
– Posso comprar em sites internacionais também?
Pode, mas nos sites internacionais existe a possibilidade da sua encomenda parar na alfândega ao entrar no Brasil e, para ser liberada, talvez você tenha que pagar até 100% a mais do valor original do produto. Ainda assim, é uma boa pedida para quem gosta de livros em outras línguas e hardcovers, etc. Produtos abaixo de 50 dólares raramente são barrados na alfândega.
– E se, ainda assim, algo der errado?
Existe o PROCON e o Código de Defesa do Consumidor. Esse último auxilia não só em lojas físicas, mas há artigos que amparam compras em lojas virtuais e o PROCON possui uma área voltada para as compras online, também.
Aliás: você sabia que você tem direito de desistir da sua compra virtual nos primeiros 7 dias sem ter de dar justificativa?
Pois é. O PROCON e o Código de Defesa do Consumidor são aliados nesses assuntos!
– Onde posso comprar?
São inúmeros sites. O que importa mesmo é, principalmente, conhecer alguém que já teve experiência positiva com tal site e que lhe sirva de base.

E é isso!
Espero que tenha ajudado um pouco.
E vocês? Já compraram pela internet? Não confiam?

Até mais, pessoal!

15 comentários sobre “Compras pela internet: saiba mais!

  1. Comprar na internet é tudo nessa vida uashuashua. Literalmente, já que tem de tudo, de todos os lugares possíveis… haha
    *-*
    Eu só não compro em lojas que eu nunca ouvi falar… Ou em lojinhas pequenininhas… Não sei, parece que vem tudo do eBay, onde eu posso comprar com um preço menor. haha

    • concordo <3
      Eu também não, é meu único medo. Não dá pra confiar em tudo, né?
      Mas eu já comprei em lojinhas pequenininhas, mas nessas eu sempre conheci alguém que já tinha comprado antes e deu tudo certo! <3
      E eu tenho medo de comprar no Ebay e em lojas internacionais. Já comprei no ebay e não recebi =/

      • No eBay eu nem tenho… Já aconteceu isso uma vez, mas aí eles devolveram o dinheiro e ficou tudo bem :D
        Agora outras lojas internacionais eu não tenho coragem não auhsauhsaushs

  2. Adorei o post sobre o assunto!!Eu particularmente compro poucas coisas pela internet,mais acho muito prático para quem quer economizar tempo…As únicas coisas que compro pela internet são livros e roupas….Mais depois desse post acho que comprarei muito mais!!!Hahaha…Beijos

    • Awn, Lih!!
      É muito prático mesmo! Eu sou uma cliente online de carteirinha e muito assídua!! hahahahahahaha Já comprei de tudo. Até o guarda-roupa do meu quarto veio da internet!
      E livros é um dos melhores custos-benefício que tem. Já vi um livro na livraria por 50 reais e consegui comprar por 20, na internet, por exemplo! VIDA!!!

      Beijo!!

    • Obrigada, Bia!!
      Verdade, né? As vezes só dá vontade de sair comprando na louca! auhauhauhau

      Eu tenho um pouquinho de medo de comprar no Ebay, sabia? Já comprei bastante, mas já aconteceu de eu pedir um produto e não chegar. :/
      Tenho que começar a pesquisar de novo! auhauhauha

      Beijos!!

  3. Júlia, achei interessante você ter postado sobre isso, porque muita gente se enrola na hora de fazer compras pela internet, porque muitos sites oferecem ótimas condições de pagamento, mas nem sempre são confiáveis. A primeira coisa é ver se o site é conhecido e seguro e se for possível, conversar com alguém que já comprou algo lá. Também é importante ter cuidado na hora de expor dados pessoais ou de cartão de crédito.
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    • Querida é você, flor!!
      Mesmo? Que bom! Comprar livros pela internet é uma das coisas mais incríveis que já inventaram! Acho que é o melhor custo-benefício possível. Submarino, por exemplo, vira e mexe tem temporadas do tipo livros por 10 reais SEM FRETE. Quero mais o quê da vida? ♥♥♥♥♥
      E já vi um mesmo livro ser 40 reais na livraria e 15 na internet. Bom demais!
      Obrigada, menina!!
      Um ótimo restinho de semana pra ti também!

  4. Anna, ir a loja física pra comprar livro é uma bobagem! até sebo virtual tem! comprei o meu ontem e to esperando chegar, yes *-*
    agora roupa, eu já não consigo :/ só em casos bem esporádicos. porque as vezes vc experimenta e nao é nada daquilo né? tenho coragem só de camisetas.
    sapato eu compro *-* kkkkkkkkkk enfim, depende do caso, da loja, etc.
    saraiva online ♥ chega em um dia útil, e os livros estão sempre em OTIMO estado, e ainda mais o frete é super barato, 3 dinheirinhos no máximo!

    • Concordo, Mona!
      Eu AMO comprar livro pela internet. São bem mais baratos, e principalmente no submarino e na saraiva, chegam bem rapidinho e o frete é muito baratinho!!! VIDA! ♥♥
      Diz pra mim: quê mais que eu quero?

      Roupa é mais complicado mesmo :/
      Só compro blusas ou vestidos e olhe lá, porquê realmente é difícil de saber como vai ficar no corpo, né?
      E quando eu compro, compro de lojas de departamento mesmo, porque qualquer coisa dá pra trocar na própria loja física!
      Sapato também é meio complicadinho, mas é mais fácil! Até porquê eu geralmente só compro sapatilhas. auhuahauhuahua *-*

      beijo, Mona! <3

Olá! Comente e volte sempre! :)

