Já pensou em ter um porquinho-da-índia?

IMG_8378

Depois que escrevi esse post apresentando a minha Julie,  vi que muita gente gostou, disse que era lindinha e disse que tinha vontade de ter uma também, além de terem me perguntado várias coisas. E como tudo é motivo pra falar mais da porquinha-da-índia mais fofa do Brasil, aqui estou!

Antes de qualquer coisa: Julie é a minha porquinha-da-índia.
Vou usar bastante ela como exemplo nesse post!

Essas são dicas para quem quer ter um, como cuidar e das coisas que são necessárias.
Espero que gostem! :)

Comprando seu porquinho da índia e primeiros passos

Um porquinho-da-índia custa de 10 a 40 reais. Ele precisará de uma casinha e comida.

1. A casinha: Você pode comprar uma gaiola, mas ela terá de ser grande. Mas, não gosto de gaiolas… Me passa a sensação de algo preso, triste. Porquê não tentar fazer a casinha você mesmo?
Ainda não fiz com a minha Julie, mas farei em breve. Quero construir algo parecido com um cercadinho, aberto em cima e grandinho, onde ela possa correr dentro. *-*

2. Comida: Porquinhos-da-índia comem bastante, e há uma ração apropriada para eles (você encontra em qualquer pet shop/casa veterinária). 1kg da ração é cerca de 5 reais e dura mais ou menos 1 mês.

Cuidados com o seu porquinho da índia
Comprou seu porquinho-da-índia e já se apaixonou? Então agora, vamos cuidar dele!

1. Alimentação:
Como eu disse ali em cima: eles comem muito, então é preciso dar comida pela manhã e pela à noite. A comida é basicamente a ração, mas é muito recomendado dar também frutas, verduras e legumes.
Sugestões: brócolis, couve-flor e cenoura.

(Aqui em casa, como a Julie é muuuuuuuito mimada por todo mundo, durante o dia minha irmã vai lá e dá um pedacinho de cenoura, meu pai dá um pouquinho de brócolis, mamãe dá couve-flor…)

Alimentos PROIBIDOS:
Batatas
Verduras claras
Alface
Frutas cítricas
Alimentos industrializados
Ração de outros animais.

2. Limpeza e cuidados da casinha:
Essa talvez seja a parte mais trabalhosa de ter um porquinho da índia.
A casinha não pode ter contato direto com a luz do sol (Eles não podem ser expostos ao sol por muito tempo! Podem até morrer…) mas deve estar em um lugar claro. Para forrar a casinha, você pode usar jornal, papel ou feno.

Recomendo usar o feno, e você deve sempre trocar a cada semana.
Se usar jornal ou papel, tem de trocar todos os dias.

3. Banho e higiene:
Para dar banho, use uma bacia com água morna, e tome cuidado de não deixar água entrar nas orelhinhas. Você pode usar shampoo especial para roedores ou sabonete neutro.
No final, seque com um secador em intensidade fraca.
(Veja mais aqui!)

Porquinhos da índia não precisam tomar banho com frequência. O ideal é um banho a cada seis meses.

Deve-se cortar as unhas regularmente.

Conhecendo seu porquinho da índia

1. Eles são muito dóceis. Raramente mordem – exceto quando se machucam ou se sentem perturbados. Dê carinho, cuide com amor e ele com certeza vai retribuir! Quando você começa a passar a mão no pelo deles, eles começam a “ronronar”. É um sinal de que estão satisfeitos. {♥}

2. O tempo médio de vida é de 4 a 8 anos. :/

3. Nunca, nunca, NUNCA vire seu porquinho-da-índia com a barriga para cima, pois eles ficam sem ar e podem morrer. Tome cuidado com quedas também, principalmente nos primeiros meses, pois também podem ser fatais.

4. Eles são muito espertos. Cuidado com qualquer tipo de objeto “maleável” (fones de ouvido, folhas de papel, plásticos resistentes..) porquê eles vão lá com os dentinhos e… OPA! Quebrou!

Aliás, a Julie ainda me deve um fone de ouvido e um pedacinho de um livro meu.

5. Eles reconhecem as pessoas da família.

Exemplo 1: Aqui em casa, eu sou a preferida da Julie.
Se a Nicole estiver segurando a Julie e chegar perto de mim, a Julie começa a ficar se mexendo até conseguir pular até mim e, depois que consegue, volta a ficar quietinha.

Exemplo 2: Quem dá comida para Julie, geralmente, é a mamãe.
A casinha dela fica numa área de frente pra cozinha. Se minha mãe aparecer na cozinha a qualquer hora do dia, a Julie começa a gritar e só para quando a mamãe vai na casinha dela com alguma comida.
Se eu, a Nicole ou meu pai formos na cozinha, ela permanece quietinha.

(Essa sem vergonha! auhauhauaha)

6. Eles amam ficar em “cantinhos”.
Principalmente a dobrinha entre o pescoço e o ombro. É o lugar que a Julie mais gosta de ficar em todo mundo! Se colocar ela no braço, ela corre até o pescoço. E meu amor tinha uma que também era do mesmo jeito.
Por isso as unhas devem estar aparadas!
Além disso, eles gostam de cantinhos escuros, lugares pequenos e aconchegantes.

7. Eles são quietos.
Não correm muito, não fazem muito barulho.

8. Eles são muito mais legais do que hamsters.
Desculpa se você tem um hamster, mas eu precisava dizer isso! hahahahahaha É porquê eles são tão fofos e carinhosos… E eu já fui mordida por um hamster. Esses anti-sociais, oras.

(Brincadeira. São duas forminhas de vida diferentes, mas lindas!)

edit:

9. Algumas meninas aqui nos comentários me lembraram de duas coisas MUITO importante que eu esqueci de falar aqui!!
Cachorros.

Nunca, nunca, nunca, NUNCA e em hipótese nenhuma deixe seu porquinho-da-índia perto de um cachorro. O cachorro provavelmente vai matá-lo! =(
Aqui em casa tenho uma poodle e um boxer e eles ficam bem longes da Julie, nem chegam perto pra não ter perigo.

10. Minha porquinha-da-índia nunca vai “namorar”. Não quero! auhuahau =(
Mas, quando for colocar seu porquinho-da-índia para cruzar, saiba que eles fazem MUITO barulho e procriam muito também!

E é isso!

Espero que tenha ajudado ou incentivado alguém que queira ter um ou que tem e não sabe exatamente como cuidar.

Obrigada por tudo, pessoal!

{♥}

69 comentários sobre “Já pensou em ter um porquinho-da-índia?

  1. Anna, eu tenho um cachorrinho super genioso e ciumento, por isso qualquer bicho que entrar na minha casa vai dar problema. Tenho medo de cortar unhas dos bixinhos, cara O_O a unha deles é mais durinha, então sempre acho que vou machucar O_O
    quando eu me casar vou ter um porquinho da india. Menos sujeirada. E eu também não gosto muito de hamster,acho tão sem graça quanto peixe. Peixe francamente, é um bixo super hiper sem graça.
    Mas a Jullie fica, tipo solta na sua casa? O_O ela não se machuca não? tem uns porquinhos da india tão pequenos. :s

    • AUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAH
      aqui em casa também tem. Dois, na verdade! Mas eles ficam lá, Julie fica cá. Nem chega perto, morro de medo auhauhauha
      Também tenho. :x Mamãe que corta, porquê se depender de mim, fica grande pra sempre! UAHUAHUAHUA

      Agreed <3
      Porquinho da índia é muito amor, Mona!
      Hamster e peixe é muito sem graça mesmo. Nem interage com a gente u.u E HAMSTER ~MORDE~!

      Não, não! Ela fica na gaiolinha dela e no colo de todo mundo durante o dia. Se deixar ela solta ela se enfia em algum cantinho e puff, nunca mais acho!
      *-*

      <3

  2. Ana, minha prima tinha um porquinho-da-índia! Eles são muito fofos! Infelizmente, depois de 4 anos ela morreu. A Fiu-Fiu era muito engraçada, ela tinha um jeito muito fofo de pedir carinho e comida pra gente e amava frutas. Ela faz muita falta!!

    • Eles são muito fofos mesmo, né? <3
      Ahhhhh…. Nem gosto de pensar nisso com a Julie :/
      Acho que animais de estimação só não são perfeitos porquê morrem cedo. É triste..
      Né?
      Eles são muito carinhosos. E são muito muito engraçadinhos <3
      Um beijo, Ianna!!

  3. Desde pequena sonho em ter um porquinho-da-índia, mas meu pai nunca deixou e minha mãe nunca gostou ))): Nunca entendi bem o porque, mas sempre fiquei triste quanto a isso… aushaush
    Já te disse, ne? Que se tivesse chamaria ele de Einstein ♥
    E a Julie é uma linda, gente ♥♥

  4. Como comentei na sua postagem anterior, lembrei muito do porquinho da índia que eu já tive! Eles são mesmo bem fofinhos, mas não indico a ninguém criar um casal, porque eles procriam rapidamente, rs. A sua Julie é uma fofinha, viu? E também gosto mais deles do que de Hamsters, porque os Hamsters sempre me mordem e dói.
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    • Oi, Amanda!
      Também não indico criar um casal, viu? Meu amor tinha uma que quando foi procriar, além de fazer muito barulho, foram muitos! auhauhaua
      Inclusive, esqueci de colocar isso no post. Obrigada por ter lembrado!

  5. Oi Anna, já pensei em ter um porquinho da Índia, mas li que eles não podem ficar sozinhos mt tempo e tb é melhor ter 2 de sexos diferentes, daí desist pois , passo quase o dia todo fora de casa e ainda ter 2 roedores que se multipicam rápido, seria muito pra mim, rsrsrs. Mas isso é verdade mesmo???

    • Lu, acho que isso não é verdade não viu?
      A minha vive muito bem sozinha e conheço várias pessoas que tinham só uma também!
      E realmente, ter de dois sexos diferentes é complicado. :/ Procriam demais e muito rapidamente, sem contar que fazem muito barulho! auhauhauha

      Um beijo, flor!

  6. Eu sou apaixonada por roedores. Tanto Hamster como Porquinhos da Índia. Bem, eu nunca tive um porquinho mesmo, mas fui babá de um por um cerca de um mês enquanto uma amiga minha viajava. Eu me apeguei muito a ele. Mas já tive Hamster, que se cuida praticamente do mesmo jeito, sendo que são bem menores. Dá vontade de adotar uns, mas eles vivem tão pouquinho que chega dá dor no coração. :/
    Muito linda a Julie. *-*
    bjs

    • Acho que a parte ruim de qualquer animalzinho de estimação é o tempo de vida… Chega dá dor no coração mesmo. :/
      Mas, a gente se arrisca e cria um do mesmo jeito porquê é amor demais, minha gente! ♥
      Adote, menina *-*

  7. Já pensei, já quis, já quase comprei… MAS A MINHA MÃE NAO DEIXA!! –‘
    HAHAHAHA Trauma de infância, sentiu isso??!
    HAHAHAH Ju liiiiiiiiiiiiiiiiiinda! Ainda vou comprar! Minha mãe que me aguarde! E estou colocando em ação o plano “Amor, me dá um porquinho-da-India?” HAHAHA
    Beeijos! <3

  8. Que dicas valiosas, Anna! Eu quero muito muito um roedor. Minha primeira opção era um hamster, mas os porquinhos-da-índia são tãaao fofos também! *-* E eu também não gosto de gaiolas. Tanto que eu to esperando mudar de casa pra finalmente ter meu peludinho. Aqui em casa só daria em gaiola. E, Anna, você tem cachorro? Eu morro de medo da minha poodle (uma coisinha fofa!) querer bater nele!

    desabafosdeumatola.blogspot.com

    • Hamster são malvados, Munique =(
      E mordem! E dói!

      Porquinhos da índia são carinhosos, fofos, não mordem e ainda fazem carinho em você. ♥

      Nhaaaaa *-* Tenho uma poodle fofa aqui também, a Aya-chan. Olha, se eles chegassem perto um do outro, ela faria muito mais do que ‘bater’, viu? Não pode nunca!!
      Meu amor tinha uma que morreu justamente por causa do cachorro dele =(

      Beijo, flor!!

  9. Own *-* Eu tive uns 12 porquinhos da índia,eles ficavam soltos no quintal, ai a gente colocava um cano grosso pra eles entrarem e tals, ai os cachorros da minha vizinha mataram eles :(
    Mas mesmo assim com esse trauma, consigo viver! Beijã flor, e vale muito a pena ter um *-*

  10. Ameeei suas dicas muito obrigada estava precisando :3
    Não sabia de algumas coisas … Ainda bem que soube rapido
    seria um risco que eu continuasse fazendo coisas que nao podem tipo virando ela de barriga pra cima … Aiin valeu mt :3

  11. eu tenho uma femea e um macho mas meu pai nao deixa dar banho neles de jeito nenhum vou dar banho neles so quando meu pai for trabalhar ai vai ser legal queria receber mensagens pelo facebook (nome perfil: ana clara da silva)bjs.

  12. Meu marido me deu um ontem é um macho, (é todo fofinho, rs) só que ele é muito medroso e nem come direito.
    O que posso fazer pra ele comer? Misturo a ração dele com alguma verdura ou legume ? :/

  13. eu tenho uma porquinha da índia o nome dela é Indiäm e ela e reclama bastante , deve ser poorq ela fica numa gaiola sozinha né ? sempre quando ela escuta minha voz ela grita ou comeca a reclamar…… eu crio ela numa gaiola de hamster , mas a gaiola e de dois andares, o andar de baixo tem uma grade onde ela naao fica em contato com as fezes e no andar de baixo tem um portinho de agua e racao e todo dia coloco chuchu , cenoura , tomate e algumas sementes…. e no andar de cima tem o bebedouro e a caminha….. to querendo comprar uma femea , sera q as duas vao brigar ? eu naao tenho porquinho da india macho

    • Oi, Brunna!
      Infelizmente eu não sei. :(
      Mas acho que talvez sim, porque porquinhos da índia (ao menos a Julie) são quietinhos mas gostam do próprio espaço, sabe? Então talvez duas no mesmo lugar tenha confusão!

  14. Oi ! Eu estou pensando em comprar 2 porquinhos ( macho ) o Percy e o Jackson hahaha mas eu tenho algumas dúvidas e agradeceria tipo MUITO se voce responder ! Quanto você gasta por mês mais ou menos ? Você deixa ela no seu quarto ? Porque tem muita gente que fala que faz muito barulho e fede !

    • Oi, Carline!
      Antes de tudo, amei os nomes. hauhauhua
      Eu gasto por mês cerca de 20 reais, que é a palha (mais o menos 10 reais) e comida (o kg de ração é menos de cinco reais).
      A casinha da Julie fica numa área externa de casa :)
      E sobre feder e fazer barulho: não fede (a não ser que estejam com alguma doença) e só fazem barulho quando querem pedir comida ou atenção, mas geralmente são muito quietinhos! Mas essa é a minha experiência, ok? Eu nunca tive dois porquinhos da índia juntos e nem machos, então não posso te ajudar muito com relação a isso… :(
      Beijo, menina!

  15. Awwn a Julie e libda, eu tenho um casal o Pipol e a Layla, ainda nso convivi muito tempo com eles, mas eles ja sao muito doceis cmg, problema de dar cria nao e problema pra mim kkk eles teem uma casa bem grandinha e ja tem muita gente querendo quando der filhotes, quero ser vovo kk ^^ acho que depende de cada porquinho …. Bjs

  16. Comprei um porquinho da índia e apresentei ele pro meu york. Um tentou comer na vasilhinha do outro mas nao deixei kkkk. Eles não brigam. O cachorro fica deitadinho ou lambe o porquinho da india enquanto o porquinho passeia. O porquinho cheira o focinho dele. Porém eles só ficam juntos se eu estiver de olho.

  17. oiiiiii, amei suas dicas,ja estou com tudo pronto a espera do meu 1º porquinho (macho), só estou esperando completar um mês pra desmamar, fiz um cercadinho com tela em cima de uma mesa de estudo para crianças, assim ficou grande e numa ótima altura (minha coluna agradece) estou muito ansiosa, contando os dias. bj bj bj!

  18. Comprei o meu porquinho faz 2 semanas , é um macho ,CHICO . Toda noite quando chego em ksa ele fica fazendo uma zuadinha pra mim levar comiida pra ele kkk Durante o dia dou raçao , cenoura ,pepino,maçã ( MAIS ACHO QUE A CENOURA NAO FEZ BEM A ELE , PQ QUANDO DOU ELE FICA COM DIARREIA ,É NORMAL? ) e a noite eu dou tomate e ele adora . super fofo, meeu amorzinho , faço sempre carinho, ele fica no meu colo , as vezes quando chego na casinha dele, ele corre kkk ja sabe que vai vim pro braço :))

Olá! Comente e volte sempre! :)

