Duas resenhas que eu nunca irei fazer

Da minha lista gigantesca de filmes e livros que eu já vi/li e me emocionaram, dois deles são tão, tão pessoais pra mim que eu já passei da fase de conseguir fazer uma resenha sobre algum deles.

De tal forma que algo se mistura contigo e com quem você é. Te muda, te move, te marca. E talvez seja bobagem, mas eu não consigo falar sobre eles sem ter vontade de chorar… Na verdade, eu não consigo falar. Eu simplesmente não sei lidar com eles

São eles:

A menina que roubava livros, livro por Makus Zusak.
A vida é bela, filme de Roberto Benigni.

O primeiro era leitura obrigatória na escola, que eu prontamente ignorei e só fui ler cerca de três anos depois. O segundo eu assisti pela primeira vez apenas a metade, com 10 anos de idade, numa viagem de família, e lembro de ter chorado e nunca ter esquecido. Anos e anos depois, continua a mesma coisa.

Talvez o fato de ambas as histórias se passarem durante o nazismo e o holocausto na antiga Alemanha de Hitler.
Talvez o fato de serem duas crianças.
Talvez o fato de serem, também, dois adultos com alma de criança.
Talvez a sensibilidade, a delicadeza, a esperança.
Talvez seja o querer acreditar, mesmo que só um pouquinho – mesmo que só até onde conseguir.
Talvez seja o “buongiorno, principessa!”, talvez o “saumensch” vindo do “saukerl” de dez anos de idade…
Talvez seja o desespero de tudo…

E de tanto talvez se fez a certeza por inteiro.

 

5 comentários sobre “Duas resenhas que eu nunca irei fazer

  1. Pingback: Definido o elenco de “A menina que roubava livros”. CORAÇÃO, CADÊ? « Fotografando (sonhos)

Olá! Comente e volte sempre! :)

