Desvendando os mitos sobre megapixels!

tumblr_mg3a6moQ9Q1qiavizo1_500_large

WE ♥ IT

Sempre que íamos comprar alguma câmera nova aqui em casa, geralmente juntava todo mundo na frente do computador e ia pesquisando as câmeras com o maior número de megapixels que, supostamente, são as melhores. A crença era que uma câmera boa tinha que ter no mínimo 10 megapixels. E aliás: tenho certeza que a grande maioria pensa da mesma forma!

Hoje, depois de ter comprado minha primeira câmera profissional (♥) e conhecendo um pouco mais de fotografia, sei que isso é errado. Inclusive, essas câmeras com maiores megapixels costumam ser mais caras e você acaba pagando por algo que talvez nunca use!

Os megapixels de uma câmera significam o tamanho que a sua foto vai ser.

Vamos supor que você bateu uma foto e quer imprimi-la para transformá-la num quadro. Se você bateu essa foto com uma câmera de 15 megapixels, por exemplo, você consegue aumentar o tamanho da foto sem prejudicar a qualidade da imagem. Por outro lado, se você bateu essa foto com uma câmera de 7 megapixels, a imagem provavelmente perderá qualidade e ficará desfocada se você aumentar muito o tamanho dela.

Ou seja: uma câmera com muitos megapixels só serve se você quiser que suas fotos sejam grandes e possam ser ampliadas sem perder a qualidade delas.
(Ah! Serve para mais uma coisa também: pesar o seu computador e encher sua memória rapidinho com fotos gigantes e pesadas.)

Como a maioria das fotos que tiramos só são impressas em tamanho de foto comum (10cm x 15cm) ou então ficam no computador, não é necessário ter uma câmera com muitos megapixels! Ter uma câmera entre 4 e 8 megapixels é o suficiente, pois você pode aumentar no computador caso queira ver algum detalhe ou algo do tipo sem perder qualidade, mas nada exagerado.

E pra quem ainda tem dúvida: o que realmente define a qualidade de uma câmera são as suas lentes, a tradição da marca, especialidade dela e a variação de configurações que ela possui.

Não se deixem enganar! :)

28 comentários sobre “Desvendando os mitos sobre megapixels!

  1. Hahahahahahahaha. Já fui tão enganada com os megapixels ;P
    Aqui em casa era a mesma coisa, tooooooodo mundo na frente do computador olhando as Cyber-Shot da Sony(porque tinha que ser Sony! haha) pra ver qual era a que tinha mais megapixels auhsauhahsu. Era assim até eu falar que não é assim que se faz, mas já tínhamos comprado, então… Mas a última que compramos o pré-requisito era a maior resistência em metros em baixo d’água ;P

    • Oi, anônimo (a)! Usei azeite + mel + queratina + bepantol derma solução (mas pode ser a pomada também, funciona igualmente!)
      As quantidades depende de você e do tanto de cabelo que você tem, vá na intuição!

      Com relação ao bepantol, no meu cabelo eu usei mais ou menos 1/3 do vidrinho. Mas como eu disse, depende!
      :)

      se quiser (e eu recomendo bastante!) vá em alguma loja de animais aí perto da tua casa e compre glicopan pet. É uma mistura super concentrada de todas as vitaminas possíveis. Pode adicionar nessa hidratação! Só não usei na minha porquê não tinha glicopan aqui em casa :/

      Funciona muito. Passei no cabelo seco e deixei agir por 25 minutos e quando tirei a diferença já foi bem grande!
      fiquei impressionada porquê hidratações geralmente não funcionam muito bem comigo. :/

      Ahh, aprendi essa hidratação nesse blog aqui: http://www.desocupadaeamae.com.br/2012/12/10/como-acabar-com-a-porosidade-e-ressecamento-do-cabelo-dicas-caseiras/
      Beijo!!

  2. Muito obrigada, Anna Júlia! Vou fazer no meu cabelo e depois te digo se deu certo, porquê as hidratações também geralmente não funcionam muito comigo.
    Beijos :*

  3. Oi anna júlia, tudo bem? Ameiii seu post, demais:* Me diz uma coisa, que câmera profissional vc comprou? Vou viajar domingo e queria comprar uma na viagem, só que estou na dúvida em qual comprar, se canon, nikon, etc. Poderia me dar uma dica? Beijos:*

    • Oi, Bárbara!
      Olha, de acordo com fotógrafos profissionais, as melhores marcas de câmera são: Canon > Nikon > Sony > etc.
      Eu tenho uma Canon rebel t3. Eu a acho ótima e ela faz basicamente tudo o que eu preciso. Tira boas fotos e é linda!
      Mas se vai viajar, recomendo a rebel t3i (é a versão mais nova). Ela é um pouco melhor e não é tão difícil de mexer pra quem tá entrando agora nesse mundo lindo ou não entende tanto!

      Espero ter ajudado. Um beijo!

Olá! Comente e volte sempre! :)

