Como criar um hábito de leitura?

tumblr_lawezzjfn71qcg4f2o1_500_large
Foto do we ♥ it

“Meus livros são minhas ferramentas. Também servem como meus conselheiros, minha consolação e meu conforto.” (Charles Spurgeon) ♥

Imagine a cena: você, uma tarde de sol com o vento soprando bem de leve, um lugar calmo, uma xícara de café e um livro. Momentos como esses, ao meu ver, são os mais perfeitos. Como poderia ter algo melhor do que se desligar do mundo e se perder dentro de um universo encantador?

Ah é. Só tem um problema. Você odeia ler. Como alguém consegue ficar mais de 10 minutos segurando um livro? Afinal, tem a internet chamando, tem a casa de algum amigo pra ir ou algo pra fazer… Bom, é. A verdade é que sempre vai ter algo pra fazer. Eu sei, gente.

Sabe, a paixão pelos livros não é algo do tipo “Ah, hoje eu vou me viciar em livros. Vou pegar dois livros de quinhentas páginas e ler em 2 horas!”. Não… Vai de pouco a pouco. Hoje você pega um livro, demora dois meses pra ler, pega outro, demora um mês, e assim vai. Cada livro é um desafio, um novo mundo te esperando. E é um universo tão, tão lindo… Por isso, aqui vão algumas dicas:

– Seja firme.
Decidir que vai começar a ler é fácil, mas o primeiro desafio começa sempre nas primeiras páginas. É um livro novo, você ainda não conhece a história, e ainda não se sente animado para continuar a ler. Continue do mesmo jeito! Tenha em mente que toda a história sempre tem algo de bom para te passar.
(E mesmo que a história seja muito, MUITO ruim, ao menos você já sabe o que não ler novamente!)

– Não estabeleça horários.
“De tal hora a tal hora eu vou ler”: É furada. A não ser que você seja realmente muito disciplinado, em uma ou duas semanas você vai sair do ritmo. Mas é simples! Você já decidiu: vai começar a ler de verdade. Nos seus horários vagos (antes de dormir, no intervalo da escola ou na troca de professores, dentro do ônibus, no banheiro.. HAHAHA) pegue o livro e leia. Quando a história começar a te prender, vai ser natural querer trocar uma hora de computador por uma hora de leitura.

– Sempre chegue no próximo capítulo!
Começou a ler? Ótimo! Não pare no meio de uma página ou frase, porque assim, quando você pegar o livro novamente, vai acabar se perdendo de onde estava. Coloque na sua cabeça: “Só vou parar quando chegar no próximo capítulo!” Assim, você lê mais e ainda grava melhor a história!

– Sempre leve um livro consigo.
Se prestar atenção, vai ver que sempre vai ter uma oportunidade para ler. Mas, como vai fazer isso se o livro não estiver com você? Sempre mantenha um livro dentro da bolsa, da mochila, do carro, da mesa do escritório.. Sempre! Ter um livro por perto é sempre o mais importante.

– Encontre seu gênero preferido.
Não adianta. Podem te recomendar tal livro um milhão de vezes mas, se não for o tipo de livro que você goste de ler, você simplesmente não vai ler. Para começar, leia vários livros, cada um de um gênero diferente. Um de romance, outro de suspense, outro com aqueles mistérios policiais… Encontre o livro que mais se adapta com você!

(Sugiro começar com um romance policial. Um bom mistério faz bem a alma, sabe? E são os livros mais fáceis de se apegar, tamanha a vontade de saber a resolução do caso!)

E eu paro por aqui. Espero que as dicas tenham sido de ajuda!
Quando vocês descobrirem o mundo que a leitura pode te proporcionar, vão saber que já deveriam ter começar a ler há muito tempo…

16 comentários sobre “Como criar um hábito de leitura?

  1. Ler é necessário e se gostar de fazer isso por prazer, melhor ainda! Eu adoro ler, sempre tenho um livro na cabeceira da cama. E acho que essas dicas são mesmo ótimas.
    Beijinhos

    hiperbolismos.blogspot.com

  2. Aaaah que post maravilhoso. Eu adoro ler e sim, sofro com a síndrome twitter de muitas vezes não conseguir acabar o que estou lendo. Isso é um hábito terrível que lutando consegue-se parar.
    Mas enfim, concordo sobre carregar um livro, e acho que livros com capas bonitas, cheirinho de papel, bem desenhados e afins chamam sim a atenção e dão vontade de ler. Portanto acabo julgando muito pela capa também hahahaha…
    enfim,
    bjss

    • Síndrome do twitter? auhauhauhauahuahu Sou dessas. Tanto do twitter quanto a do facebook também =( auhuahauha
      Antigamente eu era muito, muito contra quem julgava um livro pela capa. Saía gritando por aí que era errado e sei lá o quê. Maaaaaas, a capa também te diz um pouco da história (nem todos os casos, vá lá) e te inspira também, né? :b auhauhaua

      • e o livro da AMY é ótimo vale ler sim, é daqueles que a gente le rápido, e da pra consultar os episódios que o pai dela relata no livro no youtube, tipo: shows, premiações, videos do encontro deles com os paparazzys, td no youtube! vale ler!!
        bjosss

Olá! Comente e volte sempre! :)

